

Formação
O Maestro Dante
Dante Mantovani é Maestro, Graduado em Música, Especialista em Filosofia Política e Jurídica, Mestre em Linguística (com a tese “Análise dos Processos de Construção Textual dos Ensaios de Michel de Montaigne, em 2008) pela Universidade Estadual de Londrina, e defendeu seu doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade em 2013, com tese intitulada O Ensaio como Procedimento para Construção de Sentidos Textuais: Um Estudo Aproximativo entre o Discurso Verbal e o Discurso Musical, indicada ao prêmio de melhor tese acadêmica de 2013.


Estudos
Carreira
Nascido em 1984, iniciou seus estudos musicais na Orquestra de Sopros Lyra Maestro Roque Soares de Almeida, em Paraguaçu Paulista-SP, na qual atuou como trompetista (1997-2000). Estudou violão com Geraldo Arantes Ribeiro, Edelton Gloeden, Eduardo Meirinhos e Daniel Wolff; piano com Lucilena Correia, Jaílton Santana e Fernando Corvisier; regência coral com Lucy Schmit e Pablo Trindade (Uruguai) e regência orquestral com Daisuke Soga (Japão), Kirk Trevor (Inglaterra) e Francisco Navarro Lara (Espanha). É membro do CODA – College Orchestra Directors Association nos EUA, onde participou de master classes com os maestros norte-americanos Leonard Atherton , Charles Gambetta e David Effron, na cidade de Cincinatti, Ohio.


Projetos
Atuações do Maestro
Fundou e dirigiu o Coro Lírico da Associação Paraguaçuense Pró-Música (2009), a Orquestra Filarmônica de Cordas de Londrina (2011), o Coro Sacro da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Diocese de Assis-SP (2014), e a Orquestra de Câmara de Paraguaçu Paulista (2016). Tem dado ênfase à criação de grupos corais religiosos na Igreja Católica, priorizando o resgate das Tradições Litúrgicas e do Canto Gregoriano, no que se destaca sua atuação como diretor do Coro e Orquestra Sacros da Paróquia São Domingos Pregador, na Diocese de Osasco-SP, e também como diretor musical do Coro Sacro da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Ribeirão Preto-SP.


Profissão
Onde Lecionou
Lecionou Linguística Textual, História da Música e História da Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina(UEL), Metodologia de Ensino da Música, na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e História da Arte, nas Faculdades Dom Bosco. Foi professor de violão no SESC Londrina, professor de canto e técnica vocal na Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista-SP e professor de Arte na Rede Estadual de Ensino do Paraná.


Atuação
Ações do Maestro
Integrou inúmeros projetos, como a Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Estadual de Londrina, à frente da qual montou a ópera Dido e Enéas, de Henry Purcell, em 2010, além de integrar atualmente a OIDO (Orquesta Internacional de Directores de Orquesta, em Huelva, Espanha) e a plataforma Terça Livre Cursos, na qual é responsável pela área de Música. Tem atuado fortemente como palestrante em diversas escolas e instituições de renome, como Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ; CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo e Palestrante convidado por várias editoras e instituições culturais, como Instituto Si Vis Pacem, Canal Terça Livre e Instituto Sophia Perennis.
Confira mais sobre Dante Mantovani
Maestro - Empresário - Escritor
Dante Mantovani como Presidente da Funarte
Foi Presidente da Fundação Nacional de Artes entre 2019 e 2020
Criou o mais ambicioso programa cultural da História da Instituição:
-
R$37,00
O livro “Ensaios Sobre a Música Universal”, primeiro volume, foi escrito pelo maestro Dante Mantovani como continuidade ao trabalho de transmissões radiofônicas feito entre os anos de 2013 e 2015.